Suínos

Suínos

Este é um novo conceito. A fibra alimentar é a soma dos componentes da planta na dieta, que é resistente à hidrólise enzimática do sistema digestivo. Também é reconhecido como um substrato para a fermentação bacteriana com a capacidade de interagir com a microflora e a mucosa de todo o trato gastrointestinal intestinal (TGI). Esta fibra dietética tem uma porção solúvel e insolúvel.

A fibra dietética (FD) é capaz de hidratar, absorver água e retê-la, aumentando a progressão do meio em que é encontrada quando exposta à água.

A redução da velocidade do esvaziamento gástrico por efeito da fibra dietética solúvel é uma vantagem nutricional para as gestantes, pois aumenta a sensação de saciedade, reduz o estresse e a agressividade. Este resultado se reflete em um maior número de nascidos vivos.

Schrama et al., Em 1996, gostava que alimentos contendo altos níveis de fibra incluíam a atividade física dos animais. Estes testes foram realizados principalmente em animais adultos.

Por outro lado, a adição de porções de fibra alimentar insolúvel pode ajudar a acelerar o esvaziamento gástrico e intestinal, favorecendo a sensação de fome, ajudando a melhorar o consumo de porcas na lactação. Este efeito, com uma dieta adequada, favoreceria a produção de leite e a manutenção da condição corporal da porca desmamada.

Reconhece-se que há energia na fibra dietética, embora seja reduzida, especialmente quando se compara a digestibilidade do PNA (polissacarídeos não-amiláceos) com o amido de milho. A energia do DF é mantida por meio da ação enzimática (liberação de glicose, frutose e galactose) e por fermentação bacteriana (ácido lático, receitas de gorduras de cadeia curta, etc.).

Um de seus benefícios é a redução do gás ambiental, uma vez que os microrganismos no nível intestinal retiram o excesso de microorganismos do metabolismo protéico e durante os processos de fermentação da fibra sintetizam a proteína microbiana, proporcionaram a excreção de microorganismos.

Os animais mais adequados para aproveitar o uso de alimentos fibrosos são os criadores, devido ao desenvolvimento digestivo que apresentam, devido a sua idade, peso vivo e o anabolismo que ocorreu durante a gestação, o que aumenta os processos de síntese e assimilação.

SUÍNOS

Fibra alimentar e seu efeito em fêmeas grávidas e lactantes

Vantagens

  • Excelente fonte de fibra dietética (FD) para uma boa saúde intestinal de fêmeas grávidas e lactantes.
  • Ele fornece bons níveis de vitamina A e D, além de cálcio e fósforo muito necessário para fêmeas reprodutoras.
  • Baixo estresse causado pelo confinamento em sistemas intensivos (ciclo fechado).
  • Redução da poluição ambiental devido à menor excreção de nitrogênio.
  • Melhoria na absorção de minerais.
  • Reduz a umidade nas fezes especialmente em sistemas sob confinamento intensivo.